quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Sim... Eu sou deficiente...

Quando se fala em acessibilidade para deficientes, a única preocupação parece estar voltada somente aos cadeirantes. Ainda se "preocupação" fosse sinônimo de trabalho bem feito, seria ótimo! 
Rampas com inclinação irregular e adaptações completamente "sem noção"! E para os deficientes visuais somente sobra o despreparo de quem projetou e aplicou, sem nenhuma informação concreta, aquelas faixas no chão! 
Um grande desrespeito... Não estou querendo dizer que os cadeirantes são privilegiados, muito pelo contrário! Eles têm de se esforçar em dobro para se locomover!
Mas quando se trata de deficiência visual, parece que tudo é feito meio que de "quebra galho", mais claramente dizendo, "nas coxas"!
Deficientes visuais não são somente cegos. Existem vários tipos de deficiência visual, mas ninguém parece se importar muito... O que é errado, pois, como já disse em outro post, a maioria dos deficientes visuais no Brasil não são cegos, mas sim os de baixa visão.

No caso de quem tem Retinose, é mais difícil a compreensão. É 8 ou 80! Ou as pessoas acham que não estamos enxergando nada, ou elas acham que enxergamos e não precisamos de ajuda! Não tem meio termo!


Estou pensando em fazer faculdade, mas confesso que isso me assusta. Não é mais como no colégio, onde tudo é mais tranquilo, quando eu não enxergava a lousa me virava e, no final das contas, era só copiar a lição de alguém!
Além disso, frequentei o colégio há praticamente 10 anos! Minha visão era melhor, meu campo visual era diferente...
Tenho receio de não enxergar a lousa, de ter de me locomover pelos corredores, escadas e elevadores escuros, de ter de ficar explicando pra todo mundo o meu problema.
É aí que eu digo que ninguém pensa em acessibilidade de um modo geral! Pra que fazer um elevador escuro? Como pode deixar áreas de grade circulação e degraus pouco iluminados?
Minha revolta não é só porque não enxergo no escuro, mas já imaginou em um momento de pânico, do qual todos têm de sair correndo? 
E as lousas? Uma pior que a outra! Agora deram de implantar lousas brancas... Isso é um horror! Com aquelas canetas de ponta fina... Já era difícil enxergar a espessura do giz, imagina de uma caneta? Fora que, não sei o que acontece, tem professor que usa a caneta até o talo! O negócio já tá com a tinta quase sumindo e ele insiste em usar, só pra dificultar mais a minha vida!

Se eu mexesse com esse negócio de acessibilidades, iria sugerir, literalmente falando, um quadro negro! Preto com o giz ou a caneta branca, bem grossa! Pronto! Meus problemas de enxergar a lousa estariam resolvidos!
Mas se fosse simples assim...
Por isso tenho medo... Um medo que ninguém, de fato, entende... Ter de trocar de salas, ir à sala de vídeo assistir imagens que nao vejo, apresentações no escuro, fazer papel de idiota.... 
Fico me perguntando se sou forte o suficiente para encarar meus medos... 
Sei que mtas pessoas se sensibilizarão e vão me ajudar, mas o problema de pessoas, como eu, que não sabiam que era deficiente e, de repente, se vê tão dependente dos outros, é que tudo isso parece piedade... ou sei lá, uma espécie de submissão...
Eh dificil explicar... só uma angustia que me envolve depois que o dia acaba... Uma Sensação de impotência... Tristeza... 
Eu sei que devo agradecer por enxergar o que enxergo, afinal ainda não sou cega, mas é dificil às vezes... Todos temos nossos dias de recaída né...
Mas não é a primeira vez, nem será a última... Eu sei que vai passar...