terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Decepções...

Acho que só tenho inspiração para escrever quando acontece algo que me chateia...
Uns tempos atrás, li sobre direitos dos deficientes e um deles é o pleno direito de usufruir de educação em igualdade, sem discriminação devido à deficiência.
Pois é, este ano eu estava decidida a fazer faculdade. Sempre tive aptidão com informática e tecnologias, mais especificamente falando, na área gráfica.
Como meu marido é arquiteto, decidi juntar o útil ao agradável e tentar Design de interiores. Minha segunda opção era Desenho Industrial. 
Mandei um e-mail para a coordenadora do curso de Design de Interiores da faculdade que prestei vestibular e ela me respondeu da seguinte forma:


"Olá Susana,
Nós temos trabalhado bastante com projetos  para pessoas com baixa visão e dessa experiência infelizmente posso te garantir que o Design de Interiores só vai agravar sua baixa visão pois exige muitos desenhos e precisão.
Não a encorajo a seguir essa área.
Cordialmente,
Profa. Paula"

E esse foi o e-mail que eu enviei:

Olá! Meu nome é Susana e estou muito interessada em fazer o curso, mas tenho algumas dúvidas. Sou deficiente visual, tenho apenas 20% da visão em ambos os olhos e minha visão noturna é zero. Além disso, tenho algumas limitações em relação às cores. Sei diferenciá-las em suas tonalidades primárias e neutras, mas quando há cores de tonalidades parecidas, demoro para identificá-las. Se possível, gostaria de conversar com a coordenadoria para saber se estaria apta para realizar o curso e se vou ter alguma dificuldade. Muito obrigada, aguardo o retorno. 
Atenciosamente, Susana.




Quando comecei a ler a resposta dela, me animei! Pensei, que legal, eles têm projetos com pessoas de baixa visão! Mas ao ler o resto da frase, uma tristeza me consumiu... Fui totalmente desencorajada, como a própria professora disse...
Ela me fez desistir, inclusive, do desenho industrial, que eu já estava me preparando para realizar! Me fez desistir sem nem mesmo tentar...
Que curso de graduação oftalmológica ela tem pra dizer que meu problema de visão vai se agravar com o curso? Ela nem sequer se interessou em saber meu grau de dificuldade e minhas competências! 
O que seria da nona sinfonia de Beethoven se ele tivesse desistido de compor quando ficou surdo?
Não me considero incapacitada de realizar o curso, só tenho algumas limitações e quem me conhece sabe que tenho aptidão para a área!
Fiquei muito chateada... Estou sem rumo agora, pois só tenho até essa semana para decidir se vou fazer ou não o curso...
Depois que li o e-mail fiquei tão desnorteada que até a janta que eu estava preparando ficou horrível! O arroz empapou, a mistura queimou... Eu estava visivelmente desanimada...
Meu marido ficou tão revoltado que mandou um e-mail reclamando, mas tenho certeza de que não vai dar em nada...
Como eu disse no post anterior, as pessoas generalizam muito...
Não é só porque tenho problema de visão que não vou enxergar nada...
Triste isso...

Um comentário:

  1. Olá! Também tenho RP. Não sei se você foi fazer faculdade ou não, mas se não foi, deveria.

    Não pode deixar o que UMA pessoa falou te abater. Essa coordenadora não escreveu o que seria melhor pra você, e sim o que era melhor para ELA. Pois se você entrasse no curso, ela como coordenadora seria a responsável e teria todo o trabalho de adequar o curso de modo a se tornar acessível para você (o que é um direito seu).

    Como ela disse que já trabalhou com pessoas de baixa visão, ela sabe que o trabalho dela ia aumentar e sair da rotininha medíocre que ela tanto preza.

    Sei disso pois conheço de perto o trabalho de coordenação de curso. E se não entrou na faculdade esse ano, faça inscrição novamente e entre no ano que vem!

    ResponderExcluir