quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Sem noção...

Nunca tive muita noção do grau dessa doença. Na verdade, me sinto mal só de pensar que sou considerada deficiente. É estranho pensar que sempre tive uma vida, relativamente, nornal e, de repente, os médicos dizem que sou considerada deficiente visual.
O último médico que fui disse que tenho de 10% a 15% da visão total, considerando acuidade, campo visual e todas consequências da doença, como as "moscas voadoras" e a distorção de cores...
Sinceramente, acho um exagero generalizado.... 
Eles sabem que a doenca traz todas essas consequências e generalizam... Eu sei que tenho minhas limitações, mas não creio que enxergo somente 10%!
Uns tempos atrás, comecei, então, a procurar vagas de emprego para deficentes.
Acho que, pelo fato da retinose atacar somente a retina e, aparentemente, não demonstrarmos nenhuma manifestação aparente da doença, ninguém bota muita fé!
Na sala de seleção, os outros candidatos (a maioria com deficiências aparentes, como as congenitas, por exemplo) ficaram me questionando qual era minha deficiencia.
* apenas uma observação: os candidados à vaga pareciam disputar, não apenas a vaga, mas quem era mais "defeituoso" como se o mais "defeituoso" fosse o mais carente de piedade para conquistar àquela vaga. Eu sei, pode ser maldade minha, mas foi assim que analisei aquela situação.

Bom, voltando...
Como uso óculos comum e minha lente nem é tão grossa, as pessoas se espantam quando falo que minha deficiência é visual.
Pessoas sem noção acham que deficiência visual é só quem é cego... Aliás, aproveito para dizer aqui que, no Brasil, a maioria dos deficientes visuais não são cegos; são aqueles que têm baixa visão.
Por esse motivo ainda me sinto mal ao ingressar numa candidatura de vaga para deficiente...
Mas continuando, no meio da seleção, pediram para mudar de sala. Fui, então, seguindo o povo, só que, no meio de tantos degraus e rampas e portas, acabei me perdendo! Quando fui ver, tava indo na direção errada e ouvi ao fundo: "aonde ela tá indo?"
Incrivel, né! 
Um RH que seleciona deficientes e nem se preocupam com a acessibilidade, muito menos em conduzir adequadamente seus candidatos! Totalmente SEM NOÇÃO!

Fora que eu deixei explicito que minha principal dificuldade era em enxergar em ambientes escuros, ou seja, à noite... 
E os caras me liberaram só às 18h! Cheguei às 13hs...
Imagina o desespero do meu marido tentando me ligar, e eu sem poder atenter, afinal eu tenho postura ética e sei que numa entrevista de emprego não se usa o celular!
Quando eu achei que já ia terminar, eles aparecem com mais uma prova que iria me ocupar, pelo menos, mais 1 hora!
Dessa vez, pedi licença e liguei pro meu marido, que já estava subindo pelas paredes de preocupacao! Acho que foi por isso que não passei... rs

Agora eu pergunto: Qual a preocupação dessas empresas de RH? Ganhar seu "pontinho" ao conseguir colocar o deficiente no mercado de trabalho? 
Essa foi minha primeira e ÚLTIMA entrevista para deficiente... me senti totalmente desconfortada... 
Ninguém deu assistência alguma! A única preocupação deles era em não perder o cliente... Ou seja, a empresa que queria contratar. Não vi solidariedade nenhuma e um total desrespeito...
O problema de quem tem Retinose é esse: aparentemente, você é uma pessoa normal... Quem vê, acha que estamos fingindo ou mentindo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário