sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Elevadores e escadas de emergência

Elevadores e escadas. Eis duas palavrinhas que me causam pânico! 
O elevador nem tanto, mas escadas, realmente, me assustam!
Fico me perguntando por que os elevadores e escadas de emergência são tão escuros??
Quando entro num elevaodor escuro, fico xingando eternamente quem o projetou! Pra que um elevador escuro? Já não basta entrar em um buraco? Tem que ser escuro?
Fora que hoje em dia, a maioria dos botôes é de toque, ou seja, até os deficientes visuais descobrirem qual o seu andar tentando ler em braile, já encostaram o dedo em um monte de botão!
Sinceramente não entendo. 
Mais curioso ainda, é que os elevadores da área de serviço são bem iluminados! Será que vou ter que começar a entrar pela área de serviço?
Acho que não precisa ser escuro dentro do elevador! Para quê hein? Não é balada! Aliás, não ficamos mais que 5 minutos dentro dele! Fala-se tanto em acessibilidade, mas esquecem que deficiente visual não é só aquele que é cego! Eles devem projetar pensando: deficiente visual não vai enxergar mesmo!
Mas e nós que temos retinose pigmentar? E as pessoas que têm baixa visão? E os velhinhos que já possuem a visão debilitada? Fora outras síndromes que comprometem a visão...
O que penso é que tudo hoje em dia gira em torno de acessibilidade, mas ninguém sabe ao certo como suprir as necessidades de quem acessa!
As escadas eu nem gosto de falar! Quando tem iluminação, é uma luz tão fraca que até uma lanterna de LES made in China ilumina mais!
Raramente vejo escadas de emergência bem iluminadas. Deve ser porque ninguém usa. 
Ora, mas por quê? 
Eu, por exemplo, morro de medo de usar a escada de emergência! Primeiro porque é escura, segundo porque nunca tem ninguém e terceiro: quase sempre estão fechadas!!!
É, meu povo... como solucionar isso?

Um comentário:

  1. Olá, Suzana gostei muito da tua historia de lua de mel,ri muito ,mas me senti na sua pele.quanto o medo de escadas naõ fique assim tenta usar o tato dos pés,e desse bem devagar pelo cantinho,pelo que pude perceber não usa bengala,não e?
    pOR QUE NÃO FAZ UM TESTE ACHO QUE VAI TI AJUDAR MUITO,NO COMEÇO E ESTRANHO,MAS DEPOIS ACOSTUMAMOS,SEM CONTAR COM O RESPEITO DAS PESSOAS,PARA COM NOSCO...
    QUALQUER DUVIDA ME PROCURE.
    LUCINEIA...

    ResponderExcluir