terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Valores

Acho q algumas coisas na vida acontecem para darmos valor ao que realmente importa.
Cada um tem seu foco. A Retinose Pigmentar direcionou o meu.


Acho que quando se descobre que um dia não poderá mais enxergar, o mundo amanhece de outra cor.
Um simples pôr-do-sol, uma borboleta nascendo, o orvalho na flor...
Analisando pelo lado positivo e evolutivo, o portador de Retinose Pigmentar é um ser privilegiado. Ao contrário de uma pessoa que nasce cega, que vive num mundo imaginário ou de uma pessoa que tem boa visão, mas não se importa com o que vê, nós "retinoseiros" podemos ter algo concreto. 
Quando crianças, podemos apreciar momentos da vida em que tudo é incrível e toda descoberta é uma aventura! Todos passam por isso, porém, só quem tem a visão comprometida consegue comparar o quão incrível era essa fase, isto é, como você enxergava bem e isso foi se perdendo.
Na adolescência, já enfrentamos algumas dificuldades, mas conseguimos nos virar bem, sem a ajuda de ninguém.
Já na vida adulta, começam as perguntas, os desapontamentos, as tristezas e a famosa pergunta: por que comigo? 
Creio que essa é nossa fase evolutiva, ponto chave da nossa vida, o momento em que buscamos respostas e descobrimos qual o valor da vida.
É nesse momento que devemos entender que ter Retinose é algo que nos torna diferente. Não fisicamente, mas internamente, na alma. 
Nosso grau de evolução, com certeza, é maior. Nossos valores são maiores.
Enquanto algumas pessoas se preocupam em gastar dinheiro com eletrônicos de última geração, roupas de grife, tênis de marca, carro do ano, eu, por exemplo, apenas me atento às coisas simples. Lógico que um pouquinho de luxo ninguém dispensa, mas não é isso que valorizo como prioridade. 
Enxergar o que é simples na vida é muito mais do que ter uma boa visão. É, na verdade, saber valorizar em vez de procurar enxergar coisas materiais.
Apreciar o momento, sabendo que um dia ele só existirá na sua memória é o que a Retinose Pigmentar fez por mim.
Creio que, se eu não tivesse RP, não conseguiria enxergar o que é importante. E o que é importante para você?
Você pode escolher se a RP te fará feliz ou infeliz.
Não me importo mais em não enxergar um dia, pois tudo que já vi até agora já valeu a pena. E sei que o que ainda vou ver nessa vida vai valer cada segundo.
E quanto a você? 
Se ainda não valeu a pena, faça valer! Não fique se lamuriando por ter uma doença sem cura que um dia vai te invalidar! 
Olhe sempre o lado positivo e aproveite o PRESENTE para ser feliz e ver tudo que se tem para ver nesse mundo maravilhoso!
É preciso parar de focar no que nos falta e aproveitar melhor o que nos resta. Antes de pensar em ser infeliz pelo que não tem, tente ser feliz com o que você tem. E o que você tem é uma vida inteira pela frente!

Carpe Diem!

4 comentários:

  1. Olá meu nome é sara meu noivo tem retinose, eu gostaria mto que vc conversasse com ele pois poderam trocar experiências o email dele é.
    vagner.alves@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. gostei muito do seu texto Susana Tieko Saito Sinhoretti inclusive quero colocar algumas coisas que pra mim são importantes e que percebi que se a RP não me deu, me ajudou a melhorar....

    1-Tocar instrumentos (teclado e contrabaixo) e cantar

    2-Justamente pela dificuldade visual, acredito que acabamos aguçando o ouvido e notando com mais facilidade as pequenas alterações na voz, o que permite perceber mais as pessoas a nossa volta

    3-Ver detalhes nas expressões faciais das pessoas, inclusive já procurei ler alguns livros justamente por que notei que percebia expressões que outras pessoas com "visão normal" não percebiam, e minha acuidade visual ainda me permite fazer isso

    4-Faço massgem, inclusive já fui elogiado por fisioterapeuta, e esta inclusive me procura pra fazer massagem, inclusive me perguntam como eu aprendi, e digo que um dos motivos é não ver bem.... inclusive, quando eu faço massagem, acho que fico cego, prefiro inclusive pouca luz e pouca conversa a volta por que acabo por não ver e sim, somente sentir a pessoa

    5-Bom equilibrio, pra tropeçar como nós e não cair, acabamos desenvolvendo esta habilidade heheheheeeh

    6-Outra "vantagem" é que como a maioria não dirige, temos que fazer várias coisas a pé, o que nos proporciona uma saúde e disposição pra tudo... inclusive alguns amigos comentam, e que eu faço tantas coisas que nem dão conta, e faço tudo a pé (enquanto minha visão permitir é claro)

    7-Outra vantagem... =D acabo reconhecendo várias pessoas pelo perfume ou pelo shampoo, ou uma mistura deste produtos perfumados misturados... o que dá uma sensibilidade maior a nós "retinoseiro" como dia o texto da Susana

    omo o texto bem coloca é que podemos escolher sofrer o que não temos, ou valorizar o que temos =D

    ResponderExcluir
  3. maravilhoso esse texto,realmente foi escrito com a alma, que só as pessoas portadoras de rp,e sensíveis, podem entender!É...a história se repete pra todos nós com retinose, basta escolhermos, como vc mesma disse:"escolher ser feliz ou não".

    ResponderExcluir
  4. Texto maravilhoso!!!!

    ResponderExcluir